top of page
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google+ Social Icon

Papa vai a Fátima como "peregrino na esperança e na paz"



O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa apelou à participação na peregrinação de 12 e 13 de maio


Fátima – O Papa Francisco vai como “peregrino na esperança e na paz” ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de maio, no âmbito do Centenário das Aparições, afirmou hoje o secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa.


“[Papa] Vem como peregrino na esperança e na paz, como nós também somos convidados a sê-lo, em oração, nesta atitude de apelo que a mensagem [de Fátima] tem à conversão, ao nosso compromisso social”, disse o padre Manuel Barbosa esta tarde em Fátima.


Em declarações aos jornalistas após a reunião do Conselho Permanente, o secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, adiantou que a Santa Sé vai divulgar o programa oficial da visita do pontífice argentino a Fátima que “está naturalmente a ser elaborado” quando “achar oportuno”.


A primeira reunião do ano do Conselho Permanente, da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), também refletiu sobre esse aspeto programático e o sacerdote referiu que equipas da CEP, do Santuário de Fátima e da Santa Sé estão a preparar essa visita do Papa.


O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa fez ainda o convite a que maior número “possível de pessoas” participem nesse acontecimento e estejam presentes no santuário mariano nos dias 12 e 13 de maio.


A viagem do Papa Francisco a Fátima foi confirmada numa nota da Santa Sé enviada à Agência ECCLESIA pela Nunciatura Apostólica (representação diplomática da Santa Sé) em Portugal, no dia 16 de dezembro.


No dia anterior, a 15 de dezembro, o Conselho de Ministros aprovou “um conjunto de medidas excecionais e transitórias que permitirão à administração central e ao Município de Ourém proceder à contratação de bens e serviços no âmbito da visita do Papa a Fátima”.


O pontífice argentino vai ser o quarto Papa a visitar Portugal, depois de Paulo VI (13 de maio de 1967), João Paulo II (12-15 de maio de 1982; 10-13 de maio de 1991; 12-13 de maio de 2000) e Bento XVI (11-14 de maio de 2010).

DESTAQUE
bottom of page