Papa na Colômbia: o primeiro passo para a reconciliação e a paz
O primeiro passo, segundo Dom Fábio, é uma decisão de vida - AFP
Bogotá – A tão esperada visita apostólica do Papa Francisco à Colômbia acontece em poucos menos de 15 dias. A viagem, de 6 a 11 de setembro, está sendo caracterizada como um sinal de reconciliação: de fato, será um “primeiro passo”, como sugere o tema da visita, de um caminho de renovação de paz no país, devastado há décadas pela guerra civil.
O diretor-executivo da viagem do Papa, Dom Fabio Suescún Mutis, comentou que “dar o primeiro passo é um desejo, é uma decisão que se tem na vida”. E acrescentou:
Dom Fabio - “Quem dá o primeiro passo toma a decisão de deixar a situação que não lhe convém e de seguir o caminho em direção ao futuro com fé e esperança. A Colômbia precisa dar um primeiro passo para deixar para trás a situação de violência e de injustiça, que todos estejam dispostos à reconciliação e à reconstrução de um país novo com Jesus Cristo”.
Uma viagem que também compreende o contexto da América Latina, como descreve Dom Fábio:
Dom Fabio - “É um momento de graça, é um presente de Deus para que os povos latino-americanos possam reviver aquela fé que recebemos, que temos como um tesouro, mas que devemos torná-lo uma realidade em busca da justiça, em busca da reconciliação e com a preocupação para o bem comum”.
Dom Fabio também deu o seu testemunho sobre como os fiéis da Colômbia se preparam para a chegada do Pontífice, concluindo que:
Dom Fabio - “O Papa estará com a gente! Respiramos um grande desejo de que a visita do Papa possa fazer muito bem aos nossos corações e ao futuro da Colômbia”.