Card. Parolin: solidariedade para eliminar a fome na África
O Secretário de Estado enviou uma mensagem em nome do Papa Francisco aos líderes do continente, reunidos na Etiópia em 30a reunião de cúpula.
Um apelo à solidariedade e à cooperação entre todos os países africanos “para libertar os povos da África da ameaça da fome”.
Este é o fulcro da mensagem enviada em nome do Papa Francisco pelo Secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, por ocasião do encontro de cúpula da União Africana, que se realizou em Addis Abeba, na Etiópia, e organizado com o apoio da Fao (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).
O cardeal Parolin destacou a necessidade de implementar a Declaração de Malabo, adotada durante o 23° encontro da União Africana, realizado em 2014 na capital da Guiné Equatorial, para promover o desenvolvimento do setor agrícola e derrotar a fome até 2025.
“A situação sempre mais difícil na África necessita de uma renovada atenção e de uma cooperação em nome desses povos que, por vários motivos, não conseguem satisfazer as próprias necessidades fundamentais”, explicou o Secretário de Estado, recordando que “a dignidade de toda pessoa humana requer justamente superar as barreiras que impedem alcançar este objetivo, através da determinação de todos, em especial respeitando os princípios de justiça distributiva para dividir os recursos através de estratégias e projetos aptos”.
O Papa Francisco — disse ainda o cardeal — faz votos que se mantenha o espírito da Declaração de Malabo, que insiste na importância da produção alimentar e da cooperação entre os países, inclusive de outros continentes, e organizações internacionais.
A Cúpula da União Africana (UA) foi um importante evento que reuniu líderes para debater questões vitais para o progresso e a prosperidade do continente. Em seu âmbito, foram realizados vários eventos relacionados com a erradicação da fome e a promoção da nutrição, com a presença do diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva.