Facebook, canal para participar do pré-Sínodo. Inscreva-se!
Desde esta sexta-feira, 16 de fevereiro, é possível inscrever-se na página facebook do Sínodo para os Jovens - em seis línguas - e assim participar dos debates e propostas.
A reunião pré-sinodal que se realizará em Roma de 19 a 24 de março, quer oferecer aos jovens a possibilidade de apresentar aos Padres Sinodais - que se reunirão em outubro para o Sínodo dos Jovens - um documento com as suas propostas.
Junto aos cerca de 300 jovens dos 5 continentes que participarão da reunião, a Secretaria do Sínodo dos Bispos decidiu envolver a juventude por meios das redes sociais, em particular o facebook.
Todos os jovens, não somente católicos, são convidados a participar dos grupos facebook e assim poderão manifestar-se, como é o desejo do Papa Francisco.
Os grupos são em seis línguas: inglês, espanhol, francês, português, italiano e alemão.
Requisitos e participação
Para inscrever-se é preciso ter entre 16 e 29 anos. O perfil deve ser “real e pessoal” (não grupos ou paróquias) e é preciso entrar no site do Sínodo sobre os Jovens www.synod2018.vaou diretamente na página www.facebook.com/synod2018.
A inscrição poderá ser feita a partir desta sexta-feira, 16 de fevereiro. Os debates na página serão moderados por jovens colaboradores da Secretaria do Sínodo de diversas nacionalidades.
As perguntas que serão apresentadas durante a reunião pré-sinodal, serão publicadas nos Grupos Facebook na segunda-feira, 12 de março, e a partir daquele momento os jovens inscritos serão convidados a responder com um comentário.
Para favorecer a síntese, as respostas devem conter no máximo 200 palavras e não serão aceitos anexos.
A síntese de todas as respostas dos Grupos Facebook será inserida no grupo de redação das conclusões finais, que serão entregues ao Santo Padre.
Para a ocasião, alguns jovens prepararam uma carta e um vídeo de convite para participar do evento no Facebook.
A carta de convite nas diversas línguas dos grupos contém 15# hashtag, que servirão como o fio condutor da reflexão.
À cada hashtag – como #Igreja, #futuro, #linguagem – será associado um módulo para auxiliar no caminho de reflexão.